O museu pretende ser um singular espaço pedagógico-didáctico sobre o Judaísmo e a cultura do povo judeu, cumprindo uma missão educativa, ilustrando a história dos judeus portugueses e as suas vicissitudes históricas, a sua integração na sociedade portuguesa e contributo na cultura, arte, literatura, comércio e ofícios, e ainda a cultura e religião dos judeus, os seus rituais e costumes, na sinagoga e em casa. É o primeiro museu deste género em Portugal, localizado no último reduto da comunidade criptojudaica aí instalada por volta do século XV, que viveu durante séculos em segredo resistindo a longos anos e séculos de perseguição religiosa.
Fundado em 2005, a instituição tem seu acervo dividido ao longo de três andares e em 2017 foi alvo de obras de requalificação.
Belmonte é talvez o local de Portugal, com maior número de turistas provenientes de Israel, bem como judeus de outras partes do mundo que aqui vem conhecer os vestígios da comunidade neste local.
O museu está recheado de peças que vão desde a Idade Média até ao século XX. peças genuínas que foram utilizadas por judeus, cristãos-novos e seus descendentes nos actos religiosos, na vida quotidiana e na actividade profissional.
Aqui, poderá conhecer os seus costumes desta comunidade, que durante séculos praticou a sua religião em segredo no interior das suas casas e os ritos católicos no exterior.